Filtro de Daltonismo

Quem Somos

Regionalização – Centro Paula Souza

O Projeto de Regionalização do Centro Paula Souza (CPS) teve início em 2018, com o objetivo de agilizar processos e aproximar a Administração Central das Unidades de Ensino (UEs) diante de novas demandas. A proposta visa otimizar o atendimento das Coordenadorias do CPS às UEs, considerando as diversas realidades regionais do Estado de São Paulo, em benefício do processo de ensino e de aprendizagem. Ao fomentar a celeridade no atendimento às UEs, busca apoiar a permanência dos alunos até a conclusão do curso e estimular a oferta de novos cursos que atendam aos arranjos produtivos e à população.

Inicialmente focado em infraestrutura, o Projeto de Regionalização expandiu sua atuação nos NRAs em 2019, com a implantação dos Professores Coordenadores de Projeto – Gestores das Divisões Educacionais Regionais (DERs) das Fatecs do Ensino Superior (CGESG); dos processos da Gestão Administrativa e Financeira (CGAF); de Gestão de Pessoas (CGGP); de Infraestrutura (CGINF), da Superintendência de Correição (SUCOR), da Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) e, a partir de 2025, da Assessoria de Inovação Tecnológica (INOVA) com um modelo de gestão dinâmico e prático, baseado nas experiências de coordenadorias do CPS e das UEs.

Os NRAs otimizam processos, melhoram a comunicação e agilizam a execução de demandas entre UEs e Coordenadorias, superando a distância geográfica e a capilaridade da Administração Central das UEs, bem como os diversos arranjos produtivos regionais. Desempenham um papel fundamental para que o CPS atenda efetivamente a educação profissional e tecnológica, impactando positivamente a empregabilidade e o desenvolvimento do estado.

O novo modelo de gestão descentraliza atividades das Coordenadorias, aprimorando processos gerenciais para uma condução mais participativa, inovadora e eficiente. Implementado com 12 NRAs, o modelo aproveitou a estrutura física da antiga supervisão pedagógica, e a organização regional das UEs (Etecs e Fatecs) de acordo com as regiões administrativas do estado:

NRAEtecsFatecsTotal
NRA 01 – Bauru e Araçatuba13417
NRA 02 – Campinas Norte16521
NRA 03 – Campinas Sul18927
NRA 04 – Grande São Paulo Leste25732
NRA 05 – Grande São Paulo Noroeste31839
NRA 06 – Grande São Paulo Sul e Baixada Santista251136
NRA 07 – Itapeva e Registro9211
NRA 08 – Marília e Presidente Prudente22729
NRA 09 – Ribeirão Preto, Barretos e Franca22830
NRA 10 – São José do Rio Preto e Central15722
NRA 11 – Sorocaba*18725
NRA 12 – Vale do Paraíba e Litoral Norte14822
Totais22883311

*As Fatecs de Capão Bonito e de Registro são atendidas pelo NRA 11 – Sorocaba

A rede de ensino do CPS, composta por 311 Unidades de Ensino (228 Etecs e 83 Fatecs) e 345 Classes Descentralizadas em 345 municípios, demanda processos ágeis que suportem a melhoria dos resultados do processo de ensino e de aprendizagem das UEs.

A Educação Profissional e Tecnológica do CPS, enquanto atividade-fim do CPS, concentra uma expressiva demanda de processos educacionais, pedagógicos, técnico-administrativos e de infraestrutura. A otimização desses processos e com a qualidade está intrinsecamente ligada á qualidade do ensino, e sua implementação requer uma necessária abordagem estratégica organizacional regionalizada, a fim de promover a organização, o planejamento e a execução de funções de interesse comum, de modo a assegurar a execução das políticas governamentais e institucionais.

A composição dos Núcleos Regionais de Administração, atualmente  em funcionamento, envolve as atividades das coordenadorias de atividades fim (CGETEC e CGESG) e meio (CGTIC, INOVA, CGAF, CGINF, SUCOR, e CGGP), com expansão prevista para 2025 da Superintendência de Controle Interno (SUCI), Laboratórios UEs e CGFIEC.

Transformar ideias em ações é tarefa complexa. O Projeto de Regionalização CPS se empenha em apresentar soluções concretas, ao estabelecer, semear, colher e disseminar as boas práticas gerenciais educacionais, elaborando um modelo de gestão da Educação Profissional Técnica e Tecnológica, para que o Centro Paula Souza experimente cada vez mais sucesso nas próximas décadas.